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TESTE FS 180
REVISTA BOAT SHOPPING #48
COMENTÁRIOS GERAIS
Mesmo sendo a menor lancha da linha do estaleiro FS Yachts, aberta e sem banheiro, a FS 180 recebeu cuidados especiais nos detalhes que lembram os modelos importados, especialmente os norte-americanos, e agregou navegação bem estável e surpreendeu.
Lançada em junho de 2013, a FS 180 herdou traços, inovações e o bom projeto de suas irmãs maiores, entre 20,5 e 21,5 pés, e adicionou estilo arrojado e navegação empolgante para brigar por um espaço no concorrido segmento das lanchinhas abaixo dos 20 pés.
Não é segredo que as lanchas do estaleiro FS Yachts têm estilo jovem e arrojado e que as mais de 1.700 unidades vendidas desde sua fundação, em 1998, sempre se sustentaram na combinação entre inovação no design, navegação convifável e boa revenda. O que poucos lembram é que o primeiro barco produzido pelo estaleiro era uma 18 pés, que mais tarde saiu de linha dando lugar a barcos um pouco maiores, de 21, 22, 23 pés e o modelo top, a nova FS 320 Elite. Assim, o lançamento da FS 180, de certa forma, é um resgate de como tudo começou. Por isso, o estaleiro se esmerou em agregar tudo de bom que suas irmãs maiores mais “experientes” conquistaram e produziu uma caçula de respeito. A FS 180 é realmente um barco novo.
A forte influência da FS 205 e FS 215 se nota especialmente no design e fundo do casco, que, aparentemente, são os mesmos projetos, sob a responsabilidade da Rinaldi Yacht Design. Trata-se de um barco de proa aberta e sem banheiro capaz de receber um motor de popa de 60 a 115hp. Testamos um modelo com um de 90hp, que se comportou muito bem, e que tem tudo para ir melhor ainda com o 115hp. Nesse caso, apenas para dar mais fôlego quando a lotação de seis pessoas (mais um tripulante) estiver completa.
No mais, a motorização de 90hp atende perfeitamente à proposta da lancha. É um barco simples, como uma 18 pés deve ser. Contudo, tem uma boa boca, de 2,20m, que lhe dá estabilidade acima da média para a categoria. Isso gera arrasto, é verdade, mas parece que a lição de casa foi bem feita e o fundo do casco tem méritos suficientes para garantir uma aceleração rápida e performance esportiva, tanto que, com o 90hp, alcançou nada menos do que 35 nós com uma pessoa a bordo.
NAVEGAÇÃO & DESEMPENHO
Ponto alto do teste. O piloto deste barco vai gostar da navegação com poucos minutos no comando. A posição do volante e manete do motor combinado com o estilo arrojado e, principalmente, a firmeza em curvas e manobras mais ágeis fazem desta 18 pés uma ótima lancha para quem gosta de um casco “na mão”.
Sem estar equipada com a motorização máxima de 115hp, a lancha já deixou claro que tem fôlego para nadar bem, mesmo com sua lotação máxima que, segundo o estaleiro, é de seis pessoas mais o piloto. No entanto, para conforto e bom uso geral, ficou claro em nosso teste que não deve passar de cinco mais um. O motor Yamaha quatro tempos com injeção eletrônica de 90 cavalos apresentou ótimo desempenho, chegando à marca de 35 nós de velocidade máxima e 28,1 nós de cruzeiro, ambas com boa autonomia, visto que o tanque tem apenas 80 litros de capacidade. Em regime normal, o passeio pode render até três horas ou 90 milhas náuticas de navegação ininterrupta, o que, para um barco de represa ou baias abrigadas, é muito bom. É autonomia suficiente, por exemplo, para dar duas voltas completas na Ilha de Santo Amaro (Guarujá), com alguma sobra.
O casco também apresentou um excelente desempenho, surpreendentemente estável. Em curvas de alta velocidade e bem fechadas ou pendulando de um lado para o outro rapidamente, o barco adernou pouco, e fez as curvas de forma extremamente firme, cruzando as próprias marolas sem solavancos.
Sem dúvida deixou uma ótima impressão. A sensação de esportividade foi preservada sem sustos. Nesse ponto, é importante que o piloto leve em consideração a lotação do barco e a distribuição do peso a bordo, pois, em uma 18 pés, qualquer variação faz diferença e todo esse ótimo comportamenteo pode ser perdido se o barco estiver com o centro de gravidade desvirtuado.
Outro ponto importante é que a motorização mínima a ser usada não deve ser menor do que 90 hp, e a máxima de 115 cavalos vale a pena caso seja comum andar com o barco cheio de gente. Assim será possível ter fôlego e manter desempenho sem aumentar muito o consumo.
A aceleração na casa dos 5,4 segundos mostrou a agilidade do conjunto, mesmo com a boca avantajada.
Com motorização média, de 90 hp, chegou à máxima de 35 nós e manteve cruzeiro firme de mais de 28 nós. Por isso, agradou e muito.
QUALIDADE, ACABAMENTO & SEGURANÇA
Seguem algumas normas ABNT e norte-americanas. A laminação é manual, os materiais são de boa procedência e qualidade, que dão robustez e evitam efeitos da osmose na fibra.
O acabamento é simples, mas bem feito. Como não há itens desnecessários, o barco ficou leve e funcional. O painel e para-brisa ajudam na boa sensação de pilotagem.
A proa sextavada também deu personalidade ao barco.
A construção é confiável e agradou muito o ótimo espaço para os coletes salva-vidas por todo o barco sob os assentos. A boia circular rouba um pouco de espaço, mas está bem localizada atrás do piloto. O para-brisa é firme e seguro e a estabilidade do casco merece elogios.
ESPAÇO & CONFORTO
A lancha é espaçosa, com uma escada bem localizada (sem estar apertada pelo motor) e ainda tem um chuveirinho na popa para quem volta de um mergulho.
A lanchinha não é só arisca, ela agrada pelos acabamentos esportivos, o para-brisa com estrutura metálica envolvente e a proa sextavada, que lhe deu estilo e ainda ampliou o espaço para duas pessoas curtirem mais à frente. Ela também é cheia de sacadas inteligentes, com vários paióis com redes sob os bancos da popa, porta-luvas no painel, porta-copos por todo o convés, bancos do piloto e do acompanhante giratórios para uma boa socialização quando o barco estiver parado e ainda, para os que gostam de cuidar da segurança a bordo, ótimos acessos para vistoria dos tanques de água e combustível. Dessa forma, deixou a sensação de ser um barco bem resolvido e que deve agradar em cheio aos apreciadores de águas abrigadas de baías, lagos e represas.
CONCLUSÃO – A FS 180 é uma lancha na medida para você?
Quem quer passeios com até seis pessoas e um bom espaço a bordo, obtido graças à boca generosa de 2,22m, deve gostar dessa 18 pés. Um de seus principais atrativos é o desenho arrojado e moderno, que deve conservar-se atraente ainda por alguns anos. Os vincos no casco, a proa sextavada e uso de formas lineares e fortes, como nos carros esportivos mais modernos, dão um ar de esportividade. Sua performance foi boa, sem grandes picos, mas com autonomia na casa das 90 milhas náuticas, o que é bom com um tanque de 80 litros. É um barco estável, ou seja, mesmo pequeno, dificilmente dará um susto em uma curva brusca ou cruzando (ou até saltando) uma pequena onda. Sua navegação é extremamente firme com ótima estabilidade lateral. Nesse tamanho de barco, não há banheiro e se isso for imprescindível para a sua família melhor procurar modelos maiores. Mas é um ótimo barco para curtir momentos incríveis e até esquiar! Se seguir a fama de boa revenda das lanchas maiores do estaleiro FS Yachts, isso pode ser um dos fatores que pesam na hora de decidir.
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